sexta-feira, 1 de maio de 2009

OFICINAS APLICADAS PELOS CURSISTAS QUE FORAM SUCESSO

No dia 29 de abril, foi feita na sala de aula da 7ª série A, turno matutino, da Escola Joaquim André Cavalcanti, a oficina do Gestar II, TP4, páginas 47 a 49.
Para iniciar as atividades, a professora expôs os textos no data show para que os alunos pudessem lê-los. Após a leitura coletiva muitos deram suas opiniões sobre as idéias dos textos.
A professora instigou-os para que identificassem a ideia central, as diferenças e de quais tipos eram os textos. Eles conseguiram identificar o anúncio e o texto informativo; o texto de memórias disseram que era um poema.
Finalizando a discussão, que aliás, foi bastante proveitosa, a professora pediu que produzissem um texto com o tema discutido que foi "as diferentes raças".
Devido à turma já estar trabalahndo texto argumentativo, foi esse o tipo de produção solicitado. Após as produções, a professora recolheu todos os textos e separou os três para serem arquivados ao portifólio.
Essa oficina se deu em duas aulas de cinquenta minutos cada e teve a participação de todos os alunos presentes, principalmente na hora da produção.
PROFESSORA ALDERIVA
Objetivos:
Identificar e produzir fábulas.
Atividades:
Estudo de uma fábula com a turma, destacando características específicas do gênero.Estudo de fábulas diversas em duplas.
Apresentação oral da fábula estudada pela dupla.Produção (individual ou em dupla) de fábulas.
Apresentação oral e escrita das fábulas produzidas.
Publicação dos melhores trabalhos em blog da turma.
RELATÓRIO
Minha atividade foi aplicada em uma turma do 9º ano do turno noturno.As dificuldades encontradas foram espaço curto de tempo, alguns alunos que por terem parado de frequentar a escola hà até quinze anos tiveram uma certa dificuldade com o rítmo acelerado das aulas para a produção dos textos. Timidez por parte de alguns durante apresentações dos textos produzidos.
PROFESSORA SELMA
Gestar: 1ª Oficina do Gestar (TP3- Seção-1)
Aula sobre a Biografia de Carlos Drummond de Andrade.


O primeiro passo foi fazer um comentário sobre biografia, dando o espaço para que os alunos fizessem perguntas e tirassem as dúvidas da referida biografia. Logo em seguida os alunos formaram grupos, fizeram a leitura e observaram os dados informativos pessoais expressos no texto biográfico. Dando continuidade com uma atividade escrita no quadro sobre informações contidas no texto, que possibilitaria um melhor entendimento sobre o gênero biográfico. No percurso desta atividade atuei por equipe auxiliando nos momentos de dúvidas para esclarecimento quando solicitada. Todo esse trabalho foi executado em seis aulas no turma da 5ª série. Foi uma aula de grande valor, notei que eles se empolgaram muito sobre a vida do escritor, Carlos Drummond de Andrade.
O aluno está abtuado a encontrar nos livros didáticos respostas formuladas, tirando a oportunidade de o aluno pensar e crescer como leitor. Todas as perguntas que formulei sobre a biografia foi com objetivo de garantir com a leitura da mesma, o entendimento e compreensão por eles, dando-lhes condições de produzir a biografia dele próprio, e provavelmente a sua autobiografia. Esclarecendo a diferença entre ambas e suas estruturas. Feito todas estas colocações o aluno tem o conhecimento eficaz para distinguir cada gênero e sua estrutura típica.
Quanto aos pontos positivos, foi uma experiência muito prazerosa, porque tive oportunidade de saber mais sobre o meu aluno, da sua vida, sonhos e desejos. Isso nos possibilita maior afetividade no relacionamento com nossos alunos.
Os pontos negativos observados não por todos, mas por alguns, é a resistência e o descaso em fazer tal atividade, quando propomos uma produção de texto.


Escola Nossa Senhora Aparecida
Cursista: Francisca Risomar Cordeiro de Sena Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário